sexta-feira, 4 de novembro de 2011








Tacula

Pterocarpus Tinctorius Welw.

Pterocarpus é um género botânico pertencente à família Fabaceae na qual se produz umas 15 espécies.Uma árvore bastante elevada que se encontra em Angola também conhecida pelos negros mais geralmente como takula, lucula, hula, mukula, nkula, n’gula, kisese, mongola e em pungo andongo de muangue e a serragem ou pó chamado de tukula. No Brasil é conhecido como pau-sangue, pau-sangue-casca-fina; sangue-de-galo; folha-miúda, sangueiro; mututi-branco. Etimologicamente o nome genérico Pterocarpus vem do grego ptero (asa) e carpus (fruto), alusão ao fruto alado, levado pelo vento. As árvores maiores atingem dimensões próximas a 30 m de altura e 100 cm de DAP (diâmetro à altura do peito, medido a 1,30 m do solo), na idade adulta. A madeira da tacula é vermelha ou esbranquiçada com veios vermelhos, sendo de muita boa qualidade e procurada para trabalhos de marcenaria.

Os negros de Angola sempre fizeram um comércio ativo deste pau, transportando-o em bocados ou achas para grandes distâncias; e é raro o mercado ou quitanda onde não os encontra à venda. A tacula foi talvez um dos mais importantes artigos de comércio de angola. Esta madeira tem valores multi-propósito. Devido à sua resistência à água, é usado localmente para confecção de canoas e sua cor avermelhada é apreciada para escultura, mobiliário, cabos de facas, ferramentas, pentes tradicionais, bengalas e instrumentos musicais. A madeira tem uma elevada qualidade de ressonância, com amortecimento de vibrações de baixa, e ele serviu na República Democrática do Congo e do Gabão para fazer os grandes tambores, como tamtams de comunicação, de guerra, e xilofones. Ele é usado para o fundo e as laterais de violões. Devido à sua alta durabilidade, é uma madeira de excelente qualidade para carpintaria, construção, marcenaria exterior, pisos, escadas, dormentes, barcos, mas também para outros usos, tais como folheados , embutidos, mesas de bilhar, brinquedos, cadeira, tornozelos, canelas, bobinas, fusos, artigos esportivos e pás, é resistente a brocas marinhas, a madeira é usada em regiões de clima temperado para estruturas marinhas como molhes e comportas. No departamento de Herault, na França, tem sido usado há anos para a construção de rodas de água para irrigação. Eles também usam a madeira como combustível.

Na África de hoje, o corante extraído desta madeira é ainda usado para tingir tecidos vermelhos, fibras e adornos de vestuário, tais como fibras de ráfia. Na RD Congo, no antigo reino de Kuba à confluência do Kasai e Sankuru, corantes do famoso "Kasais Velvet" incluem vermelho com um tom mais roxo, obtidos pela combinação deste corante vermelho, é uma substância extremamente valiosa, o equivalente ocidental do ouro.. Na Ginga, por exemplo, fazem uma infusão do pó da tacula em um óleo, mergulhando aí o pano, durante alguns dias e secando-os depois ao sol. Dizem eles que assim preparados duram mais tempo e ficam mais frescos. Este preparo dá-lhes o aspecto de encerado e torna-os talvez impermeáveis, mas comunica-lhe um cheiro insuportável, devido ao óleo rançoso. Algumas tribos usam pintar as carapinhas com esta tinta, enquanto outras só pintam a pele. Outrora as elegantes de varias parte de Angola, costumavam em dias de festa , pintar os pés de vermelho, imitando sapatos. Explica-se a predileção por este ornato singular, pelo fato do calçado ser por aquelas regiões a suprema distinção, a ponto de um preto, depois de calçado, se intitular, gravemente, branco.

Uma pomada é preparada pela mistura do pó de madeira vermelha com óleo, e seu uso como um cosméticos é generalizada na RD Congo. As raízes podem ser preparadas e utilizados da mesma forma que a madeira, e proporcionar uma qualidade superior. A casca pulverizado misturado com óleo de palma também é usado como um creme cosmético. As folhas são consumidas como legumes cozidos.

Na medicina a madeira em pó, cozido com uma fatia de limão doce, é usado no Gabão para feridas e, misturado com óleo de palma, óleo de ráfia ou planta de manteiga (por exemplo sementes de Pierre Tieghemella africana) para tratar doenças de pele, micose e bouba (Doença tropical infecciosa da pele). A casca contém uma resina como kino ("Sangue do Dragão"), que é muito adstringentes e é usada na medicina veterinária tradicional para afastar parasitas da pele. No Gabão, essa resina é usada (geralmente em combinação com outras partes de plantas) como um enema para tratar a disenteria, gonorréia e contra dor de dente e excessiva menstruação. No Congo e África Central, bebe-se uma decocção da casca para tratar a dismenorréia, hemorragia uterina e hemorróidas. Raspando a superfície interna da casca é obtida uma polpa que é aplicado como um curativo molhado contra a inflamação, edema, hérnia, e os começos de panarício. É também usado contra a infecções brônquica-pulmonar, em porções ou banho de vapor das folhas e casca e muitos nativos a utilizam para aumentar a oferta de leite materno.

A pintura com o tacula devem ser sem nenhuma dúvida ligar, além das idéias de simples elegância, ornato, uma significação supersticiosa, para não dizer religiosa, o que se prova pelo fato destas pinturas serem usados nos atos principais da vida. A Tukula é usado para abençoar as pessoas como bebês recém-nascidos, grávidas, mães recentes, guerreiros, os doentes e os mortos etc Quando se previa que estava para dar à luz, chama-se o nganga Malázi. Este enchia uma pequena quinda - pequeno cesto - de pó de tukula, depois de rapado o cabelo da cabeça da parturiente, todo o corpo lhe era pintado com tukula. Apenas a mulher que acaba de dar à luz, e liberta dos principais trabalhos do parto, Malázi e Mamázi vestem-na com um pano tinto em tukula. Depois do banho irá a mulher para junto do fogo - deve haver sempre fogo ao lado do banho - onde se deitará, ora de costas ora de ventre para o fogo, tendo, ordinariamente, só urna pequena tanga. Se não tomarem estes calores ao fogo dizem que a pele do ventre ficará enrugada! A maior parte das mulheres pintava-se, outrora, com tukula depois do banho, bem como ao filho, também depois do banho respectivo.

Assim também as crianças são várias vezes pintadas por todo o corpo, logo à nascença, com a tukula extraída da raiz. Na cerimônia de apresentação tudo é preparado, Mbenza, Malazi e todos os outros curandeiros-feiticeiros entram na casa onde se encontra a mulher com o filho. Este é pintado com tukula e são-lhe amarrados vários fios e missangas à cinta, peito, pescoço, etc. Na testa, uma fita prende uma pena vermelha da cauda de um papagaio e uma outra de galinha do mato.

Os curandeiros-feiticeiros terminavam a sua acção dando à mãe da criança um Muana-Nkonde. Era um feitiço composto de uma pequenina cabeça que encerrava milho, tukula e giz. Quando a criança chorasse a mãe deveria abanar a cabeça para aninar o filho. Por isso, sempre que saía, levava o Muana-Nkonde pendente das costas e seguro à fita que, ordinariamente, trazia amarrada na cabeça.

Nas cerimônias de casamento ou alembamento, a tacula representa um papel importante; a noiva é encerrada durante oito dias, em uma cubata especial, ficando entregue aos cuidados do Nganga, ou de uma velha perita em tais casos, os quais iniciam a rapariga nos seus novos deveres e a põem completamente nua, untando-a com várias drogas e pintando-a com tucula. Em algumas partes a cubata especialmente destinadas a estas cerimônias ante-nupciais tem o nome da Casa da Tinta. Casa das Tintas é designação dada pelos europeus, E diz-se «das tintas» por que as pessoas que entram nessas casas, para os cerimoniais respectivos, pintam-se, durante todos os dias que lá passam, com tukula.

Como se consegue esse «pó» de tukula?

Friccionando dois paus de takula (sika tukula), um contra o outro, e tendo colocado entre eles uma areia branca especial - a nseka - com um pouco de água.

Essa qualidade de areia é tirada junto do nkisi-nsi. Quando a vão buscar levam dinheiro e aguardente para oferecerem ao nkisi-nsi (é o Kesumbí nseka - comprar a nseka).

Esses paus de tukula chamam-se lukunga (pl. zinkunga).

Fixa-se, o melhor que se pode, o pau debaixo que se chama MBULI; fricciona-se com o de cima. Este chama-se ISESE.

Acontece que, por vezes, os paus de tukula são mais duros e dificultam o trabalho. Nestes casos era chamado um velho nganga que, com aguardente, vinho tinto e vinho de palma, aspergia o local onde se trabalhava os paus de takula.

Enquanto se faz a tukula não é permitido pronunciar o nome das pessoas nem as palavras tukula, takula, kualama, etc. Isto provocaria mabilia ou mabasa, isto é, «pulsações do coração» pelas quais a rapariga desconfiaria do que lhe preparam e, portanto, facilitando-lhe uma fuga, o que não convém.

Nos ritos fúnebres, todos os dias e pelo meio dia um nganga pintava com tukula o cobertor superior que envolvia o cadáver. Este ato era anunciado a toda a aldeia pelo toque do ngongie - espécie de tímbalo de duas bocas. O bula-ngongie - tocador de ngongie - locava a 1. vez para avisar. A segunda ninguém se poderia mexer do lugar ou posição em que o toque o apanhasse, até terminar a pintadela de tukula anunciada por um outro toque.

Nos candomblés é utilizado em vários rituais, na construção de assentamentos de inkisi, nas pinturas sagradas da iniciação, principalmente na construção do kutunda com a função de transmitir o poder espiritual chamado nguzo e livrá-lo do infortúnio.

Salientamos ainda que muito embora os ritos bantu e yorubanos venham a se assemelhar em algum momento, os corantes utilizados pelos nagôs que se denomina osùn, ossun ou yerosun é retirado da planta “Baphia nitida Lodd.”, que é totalmente diferente, lembrando ainda que os nagôs utilizam em sua origem também o “Pterocarpus osun” mas este produz um corante amarelo.

• Bolza, E. & Keating, WG, 1972. Madeiras africano: as propriedades, usos e características de 700 espécies. Divisão da Building Research, CSIRO, Melbourne, Austrália. 710 p.

• Disengomoka, I., Delaveau, P. & Sengele, K., 1983. Plantas medicinais utilizadas para as doenças respiratórias da criança no Zaire. Parte 2. Journal of Ethnopharmacology 8: 265-277.

• Ficalho, Conde de. Plantas úteis da africa portuguesa, 1947. 2ª edição, Divisão de Publicações e Biblioteca – Agencia Geral das Colonias. Prefaciada e revista pelo Prof. Ruy Telles Palhinha.

• Welwitsh, Frederico. 1862. Synopse Explicativa das Amostras de Madeiras e Drogas Medicinaes e de Outros Outros Objetos Mormente Ethnographicos Coligidos na Província de Angola. Lisboa. Imprensa Nacional

• Martins, P. Joaquim.1972. Cabindas : história, crença, usos e costumes, C. S. Sp.. - Cabinda : Comissão de Turismo da Câmara Municipal de Cabinda, (Santa Maria de Lamas : Rios & Irmão, 1972. - 367 p.)

Pesquisado traduzido e adaptado por Sergio JITU (Jitu Mungongo)

AVALIAÇÃO:

Abordar o fenômeno religioso na pós modernidade é tocar numa questão que se reveste de maior complexidade, à medida que enfocamos os aspectos mais subjetivos desta nova religiosidade. Diante da enorme diversidade verificada na atualidade e das constantes transformações e adaptações ocorridas com o longo do tempo nos candomblés e em especial os de origem banto, se faz necessário uma constante troca de idéias quanto aos ritos, simbolos e doutrina para saber até onde se ajusta essa metamorfose. Como conciliar a espiritualidade dos ritos ao homem moderno? Já que convivemos com a banalização da fé e a mercantilização dos produtos, hora ditos sagrados que encontram-se nas prateleiras das casas do ramo covardemente “inventados”, “falsificados” e outros tantos “ados” que não convem citar. O sagrado passou a ser mercadoria comercializada como qualquer produto nas prateleiras do famoso “mercado do Paraguai” (chingling). Na contemporaneidade, a idéia é a facilidade, a praticidade, o imediatismo.

Face ao exposto, (Sobre a takula/tukula) pergunto:

1 – Quantos de nós, utilizam a verdadeira takula/tukula?

2 - Os ritos que praticamos, são meramente simbólicos?

3 – Quantos de nós, contestou junto aos “fornecedores” a pureza do corante?

4 – Seria “Utopia” resgatar a originalidade deste corante?

Nenhum comentário: